De onde vem o que eu como #18: Guaraná

Fruto da Amazônia brasileira, guaraná tem lenda e ganhou homenagem no Carnaval 2022. Bebida ajuda a combater o envelhecimento.

Você pode ouvir o “De onde vem o que eu como” no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o “De onde vem” para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Guaraná é tradição dos Sateré-Mawés, povos indígenas da Amazônia brasileira. Eles têm a fama de viver muito, e com saúde.

Neste episódio do podcast “De onde vem o que eu como“, você vai conhecer os benefícios que o guaraná pode trazer para a saúde (estamos falando do guaraná ralado com água, não do refrigerante). A pesquisadora Elizabeth Torres, da USP, conta quais doenças o guaraná ajuda a prevenir.

O agrônomo Ramom Morato, morador de Maués (AM), detalha a produção da bebida na “Terra do Guaraná”.

Já o pesquisador da Embrapa, André Atroch, contou como é a cadeia produtiva do fruto, que tem mais cafeína que o próprio café!

Só um play te separa de saber um monte de curiosidades sobre um fruto 100% nacional! Bora lá?

O podcast ‘”De onde vem o que eu como” é produzido por: Mônica Mariotti, Luciana de Oliveira, Carol Lorencetti e Eto Osclighter. Apresentação: Luciana de Oliveira e Carol Lorencetti.

(Fonte: Globo Rural – 05/12/2022)

Compartilhar:

Leia Mais